Detentos de Cataguases lançam livro com poemas produzidos no presídio

28/11/2013 09:34

Obra conta com 47 poemas de diversos presos.
Trabalho será divulgado nas escolas públicas do município.

Detentos do presídio de Cataguases, na Zona da Mata, lançam nesta quinta-feira (28) o livro de poesias "Poetas da Liberdade". O livro conta com 47 poemas de diversos presos, sendo que alguns já estão em liberdade. A obra foi apresentada para diversos diretores de escolas de Cataguases. A expectativa é que os versos se espalhem entre os estudantes do município.

Os presos participam das aulas de ensino dentro da própria detenção. O presidiário Wanderlei Benfica, estudante do ensino médio, está no instituto há três anos e a fé que ele tem serviu de inspiração para publicar um poema para o livro. "A emoção é escrever e saber que alguém vai ler e que a mensagem que eu escrevi será transmitida", enfatizou.

A ideia do projeto começou com a professora Idalina de Carvalho, que com aulas de filosofia, artes e literatura, conquistou a confiança dos alunos. O resultado foi o livro "Poetas da Liberdade". Para ela, a produção literária é uma forma de externar a angústia. "Tudo aquilo que você guarda vai deteriorando e se transformando em ódio. Quando surgiram os primeiros poemas, eu pensei que valia a pena reunir porque, quando este livro sair, eles serão mostrados de uma forma diferente", explicou.

Para o detento Cleiton Zulato, escrever ajuda a expressar os sentimentos. "Quando me expresso no papel, eu me desarmo de qualquer tipo de sentimento: alegria, euforia, hesitação, ódio, raiva, ressentimento", enfatizou.

Os 47 poemas do livro ultrapassaram as grades do presídio e servirão de objeto de estudo para centenas de alunos de escolas públicas. A obra foi apresentada para diversos diretores de escolas de Cataguases. "Esses presos receberam uma injeção de ânimo e estão tendo agora a oportunidade de mostrar a ressocialização", disse o diretor João Dione Sarquer Augusto.

Para o diretor geral do presídio, Alan Neves ladeira Rezende, é importante que as pessoas se unam a esse trabalho. "Além desse livro, nós temos ainda dois para serem editados, além de um CD de música de um dos nossos alunos, para serem apresentados à sociedade. São pessoas que querem produzir culturalmente bem", contou.

Fonte extraída do site g1 do dia 28/11/2013.