A Cultura forma sábios;

A Educação forma homens. (Jean Jacques Rouseau)

A Escola Estadual Marieta Soares Teixeira está situada na cidade de Cataguases, Minas Gerais é referência no ensino. Fundada em 1970, escola Polivalente, primeiro nome da instituição, surgiu de uma proposta americana de aliança para o progresso e desde sua fundação é destaque no que diz respeito ao esporte.

É tradição e prestígio em Cataguases, pois oferece, além de uma boa educação básica, cursos e atividades de diversos setores do conhecimento humano, proporcionando, assim, uma formação consistente aos alunos. Em 2012, por exemplo, a escola ofereceu um curso de radialista com 95 horas de duração e 9 alunos fizeram estágio nas emissoras do Sistema Multisom, inclusive há um programa na Rádio Cataguases, aos sábados às 12:30h, que é feito pelos próprios alunos da escola. Também foi realizada em 2012 a “Feira das Nações”, na qual foram mostrados diversos trabalhos e apresentações culturais dos próprios alunos. Além disso, outras atividades são promovidas pela escola, como a “Feira de Ciências” e as excursões para eventos e museus em outras cidades

O “Polí”, assim chamado carinhosamente pelos alunos e comunidade, possui atualmente 60 funcionários, dentre os quais 40 são professores, que trabalham no ensino normal e também no curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA) de 2º grau. Para 2013, a escola ainda oferecerá curso técnico de Informática e busca parcerias com as indústrias e o comércio, a fim de oferecer à comunidade outros cursos de capacitação. Essas parcerias são possíveis, afirma o atual diretor João Dione Sarquer Augusto, pois algumas já foram consolidadas, como as 700 carteirinhas escolares conseguidas através do Sicoob Coopemata.

Com isso a escola vai passando para os alunos a verdadeira essência e consciência de que escola não é um lugar chato, onde você obrigado, os alunos tem prazer de fazer parte desse time.

Crédito: Site do Marcelo Lopes

Nome da Instituição: Escola Estadual Marieta Soares Teixeira (Polivalente)

Fundada em 20/03/1972 Decreto nº 16.653 de 15/10/1974

Localizada: Rua Romualdo Menezes, nº 544 – Menezes – Cataguases-MG.

Tel – Fax (32) 3421-3039.

Número de alunos: 852

Alunos Matriculados no Ensino Fundamental: 430

Alunos Matriculados Ensino Médio: 280

Alunos matriculados EJA Ensino Médio: 66

2º endereço:  Unidade Prisional de Ensino 74 alunos

Modalidade de Ensino: Anos finais do ensino Fundamental, ensino Médio e EJA, PRONATEC, Aprofundamento de Estudos Ensino Fundamental e Médio.

Diretor: João Dioni Sarquer Augusto

Vice- Diretora: Maria Tereza Alonço Resende

Cláudia Maria Magalhães Rittmeyer Silva

Supervisora: Marlice Rodrigues Pires Namorato

ElianeLopes Rios Berno

Elaine Rafino da Silveira

Coordenadora do PRONATEC: Maria Cristina do Nascimento

Número de Professores: 55

Número de funcionários: 26

Proposta Pedagógica: Escola referência do Estado de Minas Gerais conta com duas turmas do Tempo Integral e ainda desenvolve projetos relacionados ao meio ambiente, grêmio estudantil e no 2º endereço instrução no Sistema Prisional de Cataguases-MG.

A equipe de profissionais de nossa escola atende às modalidades de ensino da educação básica e EJA, apresentando um nível de escolaridade variado, sendo a maioria com formação em nível superior. O relacionamento interpessoal é na medida do possível, equilibrado, havendo participação ativa nos projetos desenvolvidos. De uma maneira geral, o convívio é amigável e solidário.

Os professores utilizam métodos e técnicas variados conforme a necessidade da turma. Os projetos são trabalhados de forma interdisciplinar, partindo sempre da realidade do aluno, levantando situações problemas, visando à elevação da auto-estima e a melhoria da aprendizagem.

Desenvolvem-se estratégias apropriadas para democratizar o diálogo, a falar no espaço coletivo, ouvir o outro, esperar a vez de falar, justificar posições, complementar idéias, etc.

Cataguases, 19 de agosto de 2013.

"Nem todos que tentaram conseguiram, mas com certeza , todos que conseguiram, tentaram."

Roberto Shinyashiki